segunda-feira, agosto 08, 2011



Jobim: seus comentários e sua saida

E a saida dele acabou sendo melancólica para a sua importância e sua biografia. Sem necessidade, como diriam alguns, inclusive eu. Ouvi falar de Nélson Jobim no início da década de 90. Foi deputado constituinte e presidiu a Revisão Constitucional anos depois. Um colega meu que fora à Brasília no interesse da categoria posou em uma foto com ele, publicada em nosso informativo. Antes, o único Jobim de quem eu ouvira falar era o músico e compositor de “Desafinado”, parceiro de Vinicius. Voltando ao Jobim político, este foi nomeado ministro da Justiça no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso. E do Ministério da Justiça onde ficou pouco mais de dois anos, alçou ao Supremo Tribunal Federal (STF), indicado e nomeado por seu padrinho FHC. No Brasil infelizmente é assim, o presidente da República indica, o Congresso Nacional faz de conta que sabatina, e depois o mesmo presidente nomeia para o cargo vitalício de ministro. No STF Jobim chegou a presidir a maior corte do País, de onde saiu, sem completar seu mandato de dois anos, ainda com 60 anos incompletos (a maioria vai até os 70 anos, saindo pela “expulsória”, como apelidam a aposentadoria compulsória), sob especulação de compor como vice-presidente a chapa da reeleição de Lula, o que não ocorreu, vindo a ser nomeado ministro da Defesa no segundo governo deste, prosseguindo a frente do mesmo ministério até a última quinta-feira, 4 de agosto. Poucos, ou talvez só Jobim, sabem o real motivo de ele ter forçado sua saída. Falava o que lhe vinha na telha, sem se incomodar com a repercussão, incomodando a atual inquilina do Palácio da Alvorada. Vejo nas suas declarações e no consequente resultado a predominância da vaidade. Ah, a vaidade! “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade”, como disse o sábio rei, já na pele de pregador. A gota d’água teria sido a declaração de que votara em José Serra e não em Dilma! Aqui pra nós, isso acrescentava alguma coisa? Não influía e nem contribuía. Ora Jobim – poderia ter dito Dilma – tu não votaste em mim, mas agora tu és meu auxiliar e pronto! Jobim, eu prefiro contar contigo que não votaste em mim, do que outros que dizem ter votado! Jobim, tu não votaste em mim, e eu com isso(?), não precisei do teu voto para me eleger eh eh. E vai trabalhando na Defesa cara, até pedires pra sair ou quando eu quiser te exonerar. Tenho dito! E Jobim, para ser cavalheiro, gentil, aumentar sua credibilidade teria um rol de manifestações. Presidenta – diria ele – eu não votei na senhora, mas agora eu voto eh eh. Não votei na senhora, mas lhe sou fiel, não vou lhe decepcionar. Na minha pasta (Ministério da Defesa) não tem bandalheira. Presidenta, a senhora não iria querer que eu mentisse, dizendo que tinha votado na senhora só pra lhe agradar. Se assim fosse eu estaria mentindo. E também teria traído meu amigo Serra que eu tinha como vencedor. Eu sou assim, e pronto. E a senhora pode contar comigo, mesmo que eu não tenha votado na senhora. Bem, a situação poderia ter esse contorno, de forma mais erudita, mais formal ou mais íntima. Mas tudo terminou como todos já sabem. Jobim saiu, como se diz coloquialmente, chutado. Por mim, eu prefiro um vizinho que me deteste, mas que não me incomode. Enquanto servidor público da ativa, com outros servidores sob minha chefia, minha preferência era por quem fosse criativo, dinâmico, eficiente e honesto, mesmo que não fosse meu amigo e nem simpatizasse comigo, haja vista que maior que o interesse do chefe está o interesse público. Mas, a maioria de chefes, sejam eles pequenos, médios ou grandes, absorve para si indevidamente todo o interesse, como se a res publica fosse propriedade sua, e ad eternum! Jobim chegou ao ápice do Poder Judiciário sem disputar com ninguém, sem submeter-se a voto algum, sem a prova inconteste do mérito, apesar de seu vasto currículo. Valeu-se de um padrinho que estava no topo do poder mais influente, o Executivo. Seu mérito foi o chamado QI (quem indica), se rasgando em elogios de gratidão na festa de aniversário de 80 anos do padrinho. Quem chega a presidir um dos Três Poderes, conforme disse um diplomata, nunca deveria aceitar um cargo demissível ad nutum, por qualquer ou sem motivo algum e a qualquer tempo, passando a impressão que o Executivo é superior hierarquicamente ao Judiciário. Ao deixar o cargo deveria ir para casa e no máximo dar pareceres e conferências pelo conhecimento obtido nos numerosos julgamentos dos quais participou em última e decisiva instância, e não voltar a servir de auxiliar (e nem me falem em humildade, por favor!) de ninguém. Talvez a minha singeleza de índio, de homem sem grandes vaidades, sem grandes ambições, veja que deva ser assim, terminar a carreira por cima, saindo pela porta da frente. Mas a vida da maioria dos políticos profissionais funciona assim, diametralmente diferente da lógica de um cidadão comum. O amanhã deles é sempre surpreendente, diferente dos demais mortais.




Um comentário:

Jonas,amigo do J. Paulo disse...

Acho que valeu o puxão de orelha, o senhor foi mais incisivo nesta postagem reflexiva,ou seja,objetivo e menos prolixo.

Salmo 133 - A excelência do amor fraternal - 08/05/2020

Lá pelo ano de 2000 eu fiz uma melodia para o Salmo 133, um salmo que eu já lera muito e que me levou a dar o nome HERMOM ao meu primeiro fi...